11

Montando a cozinha

Há muito tempo me diziam para fazer um blog. A ideia não era ruim, mas eu sempre respondia que não tinha algo que fosse realmente interessante para dividir, ou que não teria a disciplina para publicar com frequência.  Alguns anos atrás, trocando emails com uma escritora que eu admiro muito, ela me propôs o desafio de fazer posts sobre um tema que para mim é fascinante, a gastronomia. Meu primeiro blog foi o “Ensinando a recém casada a cozinhar”, depois eu passei a trabalhar com eventos e virou “A cozinha da Sinhorini” e então veio o acontecimento mais importante da minha vida, a maternidade e tudo ficou mais delicado. Decidi que era hora de mudar de identidade visual e de nome, porque o meu mundo ficou muito mais florido e menos narcisista. Para um primeiro post, gostaria de falar sobre os utensílios básicos que uma cozinha  deve ter na minha opinião:
  • Um jogo de panelas. As minhas são antiaderentes com o cabo removível e tenho algumas em inox fundo triplo;
  • Uma panela de pressão ( tenho uma antiaderente e uma de alumínio);
  • Kit de espátula, colher de serviço, escumadeira e concha;
  • Kit de potes para guardar os mantimentos abertos;
  • Vários tamanhos de vasilhas plásticas ou de vidro (aqui em casa é um mix: plásticas para armazenar o que é cru e vidro para os alimentos cozidos);
  • Assadeira média, assim você pode assar um bolo, uma boa quantidade de legumes ou preparar carnes (caso seja onívoro).
  • Uma faca bem afiada com uma boa tábua de corte (apesar de recomendarem a de vicro, eu não gosto);
  • Ralador multi-faces e espremedor de frutas manual (para preparar os temperos);
  • Uma travessa de vidro ou cerâmica média para lasanhas, paquecas(mas pode usar apenas a assadeira para ambos os usos, só não fica bonita à mesa).
  • Plástico filme, Papel manteiga, Rolo de saquinhos e papel alumínio.
É uma lista bem pequena, e se você não cozinha muito, suficiente para fazer a grande maioria dos pratos. Claro que existem muitas outras coisas que facilitam a vida na cozinha, como um processador de alimentos ou um liquidificador, mas sempre há um modo de preparo alternativo para quem não quer ou não precisa investir em um equipamento desses. Até a próxima, um abraço!

 

Thais Freire

11 Comments

  1. Oi Thata, não sabe como fiquei feliz de conhecer seu blog. Eu não sou recém casada, mas estou com uma vontade imensa de tratar com carinho a pessoa que eu amo, e nada melhor que uma comidinha bem feita e com carinho.
    Continue, dessa forma esse desafio vai ser “baba” Beijoooos e continue postando!
    Entrarei com certeza todos os dias

  2. Oi, Thata

    Digo que não se cozinhar, mas minha mãe colocou as tres filhas diante dofogão aos 08 anos de idade. Até que sei fazer umas coisinhas, mas o que me impede é a preguiça de lavar, picar, cortar, descascar tudo. Até lavar a louça eu não me ligo, mas fazer as preliminares, me dá tédio.
    Estou agora, querendo cozinhar um pouco, sabe… entao lendo o posto da noss Gi, vim aqui, para aprender melhor e para me motivar mais.

    Sucessos.
    Beijos,
    Ana Olívia

    • Ana, o importante é ter algo que te inspire a cozinhar. E quanto a parte chata(comprar,lavar e picar) com planejamento você não vai gastar mais que 3horas por semana. Em breve postarei sobre a organização das compras da feira e da compra e preparo das proteinas.

    • :-) Gruda sim, sempre vou postar dicas para a vida ficar mais gostosa sem passar “dias” na cozinha. Afinal, a melhor parte é o pós cozinhar. beijinho

  3. Thata, eu tenho 23 anos, nunca cozinhei na vida. Dai, acabei vindo morar com meu namorado desde o ultimo ano da faculdade, mas sinceramente eu sou pessima! Eu odeio cozinhar, porque nada sai bom. Eu sigo a receita passo a passo, mas da tudo errado! Que raiva :-)
    Enfim, seu blog me inspirou a tentar mais uma vez e estou feliz por isso.
    Abracos

    • Oi Lety, fico feliz de voce tentar mais uma vez. pense que comeer e uma demosntracao de carinho como vc e com o seu amor. siga o seu coracao e o seu olfato. em pouco tempo vc nao vai precisar de receita, so da ideia. um grande beijo e mantenha-me atualizada

    • Oi Lety, fico feliz que você esteja tentando mais uma vez. Cozinhar é um gesto de carinho. Com vc e com o seu amor. confie nos seus instintos e no seu olfato. Em breve vocë não precisara de receita, somente das ideias. Apareca sempre, um grande beijo

  4. Thata… adorei seu blog… adorei suas receitas … já vi tudinho e estou, simplesmente, orgulhosa… muito orgulhosa… Parabéns… tudo divino.. e vou seguir suas receitas a partir de hoje, beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *