0

100 Anos de Julia Child

 

Hoje seria o aniversário de 100anos da Julia Child. Para quem não a conhece, ela foi uma americana que se mudou para a França e aprendeu a cozinhar aos 32 anos. Ela se dedicou tanto, que virou apresentadora de um programa de cozinha. Virou ícone da difusão da cozinha francesa no mundo. E ficou famosa pelo seu alegre Bon appétit!!! (de onde eu copiei para finalizar todas as receitas do meu blog). Em 2009 lançaram um filme “Julie & Julia” contando parte da história dela e parte da história de uma menina que decidiu criar um blog para fazer todas as receitas da “Bíblia” culinária que ela lançou. Foi o primeiro filme da minha vida em que eu desidratei de tanto chorar. E eu choro todas as vezes que assisto, acho que é porque eu vejo um pedaço de mim em cada uma das personagens.
A Universidade de Harvard tem um acervo sobre o trabalho de Julia Child e a reportagem e alguns vídeos podem ser vistos clicando aqui.
A receita  eu peguei emprestado do blog Vida Organizadada Thais Godinho, vale a pena checar. Eu quero fazer outra receita da Julia aqui, vocês verão. Como o meu muito obrigada  por ela ter existido, eu publico a receita que contém o ingrediente que me faz ter certeza de que o Deus existe e nos presenteia o CHO-CO-LA-TE!

 

 

Bolo de Chocolate da Julia Child 

 

120g de chocolate meio amargo, derretido 

 

2 colheres (sopa) de café pronto 

 

120g de manteiga, temperatura ambiente 

 

2/3 xicara (chá) de açúcar granulado 

 

3 ovos, separados gemas de claras 

 

1 pitada de sal 

 

1 colher (sopa) de açúcar granulado 

 

1/4 colher (chá) de extrato de baunilha 

 

1/2 xicara (chá) de farinha de trigo 

 

Cobertura 

 

60 g de chocolate meio amargo, derretido 

 

2 colheres (sopa) de café pronto 

 

6 colheres (sopa) de manteiga, temperatura ambiente 

 

 

Preparo 

 

Misture o chocolate e o café em uma travessa. Leve ao microondas por um minuto ou até que derreta completamente.Reserve.Coloque para bater na batedeira a manteiga, até que fique fofa.Adicione o açúcar e bata até incorporar com a manteiga.Junte as gemas e bata até que fique fofo e com a cor clara.Reserve.Bata as claras em ponto de neve.Misture o chocolate derretido com a mistura de gemas.Adicione a baunilha.Junte ¼ das claras batidas e misture vigorosamente.Adicione o restante das claras, alternando com a farinha de trigo, delicadamente.Não bata nem misture rápido.Coloque a massa do bolo em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.Leve ao forno preaquecido a 180•C por uns 25 minutos aproximadamente.Enfie um palito no centro para ter certeza que assou.Retire do forno e deixe esfriar por uns 15 minutos antes de desenformar.Depois de desenformado deixe esfriar por 1 hora e meia, até que esfrie completamente.Cubra todo o bolo com a cobertura e decore, se quiser, com amêndoas laminadas. 

 

Cobertura 

 

Leve ao microondas o chocolate e o café por um minuto, ou até que derreta completamente.Misture bem.Coloque na travessa da batedeira, usando a “pá” para bater e vá adicionando a manteiga, uma colher por vez, sempre batendo, até ficar homogêneo.Retire da batedeira e coloque a travessa diretamente sobre água com gelo.Bata usando uma colher ou um batedor de arame, até que fique bem frio e com a consistência cremosa, pronta para rechear e cobrir o bolo. 

 

 

Thais Freire

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *