0

Crumble – Sobremesa quente para os dias frios

Estou planejando outro jantar e comecei a pensar o que eu poderia servir de sobremesa que fosse reconfortante no inverno (sem cair no clássico fondue de chocolate). Lembrei que na época da faculdade fiquei encantada com uma receita britânica: O Crumble, que nada mais é do que fruta coberta com uma “farofa úmida doce” que é assada. Você pode fazer essa sobremesa com quase qualquer fruta – evite as com muita água que podem desmanchar a cobertura. Basicamente você escolhe a fruta da estação, fatia e cobre com a farofa, polvilha açúcar e leva ao forno até a farofa dourar. Eu gosto de acompanhar com uma bola de sorvete e ao invés de fazer uma forma grande, faço em porcelanas individuais. Um dos meus favoritos é o de maçã, mas o de banana com canela ou o coco com abacaxi nada deixam a desejar.
Crumble de maçã para 4 pessoas

recheio
2 maçãs  médias picadas
½ xícara de açúcar para polvilhar
massa
1 xícara (chá) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de açúcar
100 g  de manteiga gelada e picada
Preparo
Numa tigela, acrescente 1xícara (chá) de farinha de trigo, 5 colheres (sopa) de açúcar. Adicione 100 g de manteiga gelada e picada e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Distribua a massa sobre a maçã, cobrindo-o totalmente.Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 min ou até a massa dourar. Sirva quente com sorvete ou sorbet.
Dicas: você pode incrementar adicionando especiarias às frutas como : zimbro, anis, pimenta da Jamaica, canela, cravo. Ou dar ainda mais sabor à massa adicionando castanhas, aveia ou trocar o açúcar comum pelo mascavo(eu sempre utilizo mascavo).
Bon appetit!!!

Thais Freire

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *