0

Quiche de cebola caramelada

Foto Elayne Massaine

Foto Elayne Massaine

Depois de um longo período de ausência devido a mudança de apartamento, hoje eu posso matar a saudades do blog. Começo apresentando a receita que eu fiz para a revista do clube de vinhos para o qual eu escrevo em duas colunas. Eu sou uma apaixonada por cebolas. Essa receita eu criei pois tinha que levar uma torta para um amigo secreto, estava em período de mudança, com a geladeira quase vazia, então eu tinha que criar com o que tinha a mão.
A quiche é uma torta aberta a base de creme de leite e ovos. É de origem Alemã, mas é francesa por excelência. A palavra deriva de “Kuchen”, torta em alemão. Essa mistura de países se deve ao fato da quiche ter nascido na região da Alsácia Lorena que já foi território alemão. A massa usada para fazer a base é a patê brisée que utiliza manteiga e farinha e ao ser assada fica crocante e quebradiça. Para o recheio utilize creme de leite, ovos, queijo e o ingrediente que desejar. A receita de hoje é para uma forma de 25cm de diâmetro.
Espero que apreciem!

Torta de cebola caramelada

Ingredientes

Massa
1 e ½ xícara de farinha de trigo
1 ovo
1 pitada de sal
1/2 tablete de manteiga gelada em cubos

Recheio
2 cebolas em cubos
1 colher de sopa de mel
1 lata de creme de leite
3 ovos
150 grs de parmesão ralado
Sal, pimenta e noz moscada a gosto.

Preparo
Massa
Misture todos os ingredientes com as pontas dos dedos até ficar uma massa homogênea. Espalhe a massa sobre a forma de torta e reserve em geladeira.
Recheio
Aqueça uma frigideira com um pouco de manteiga e doure as cebolas. Adicione o mel e misture bem. Aguarde esfriar. Em uma tigela, misture uma lata de creme de leite, 3 ovos, as cebolas reservadas e o parmesão ralado. Rale um pouco de pimenta, coloque uma pitada e sal e de noz moscada. Despeje o recheio sobre a massa de torta que estava na geladeira e leve para assar em forno a 180°C por cerca de 30 minutos, até que doure.
Bon appétit!!!

 

Thais Freire

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *